China registra o pior crescimento em 25 anos; a crise é global

GERAL

O mundo inteiro em crise: a China registra o seu pior crescimento em 25 anos e, ainda assim, a grande mídia noticia uma “análise” do FMI dizendo que o “desempenho fraco” do Brasil é que tem trazido as economias pra baixo. Dá pra acreditar?

Nesta madrugada, o governo chinês anunciou que o PIB da China mostrou um crescimento de 6,8% no 4º trimestre de 2015. No acumulado do ano passado, a segunda maior economia do mundo mostrou expansão de 6,9%, desacelerando em relação ao resultado de 2014 (+7,3%), além de também ter sido seu pior resultado desde 1990.

Isso tem uma série de implicações nas economias do mundo todo. O capitalismo – que os liberais tanto admiram -, além de concentrar riqueza, vem causando crises mundiais sucessivas, em pouco espaço de tempo, o que mostra que é um modelo em falência.

A desaceleração da economia chinesa tem efeitos diretos, principalmente, no mercado do petróleo – outra informação que a grande mídia faz de tudo para esconder. Enquanto os jornalões brasileiros noticiam a queda das ações da Petrobrás (como se isso tivesse algo a ver com “má administração” ou com corrupção), esquecem de dizer que a queda do preço do barril de petróleo (chegamos a bater os 28 dólares ontem) tem afetado todas as petroleiras mundo afora. O crescimento da China tem tudo a ver com isso, já que é um dos países que mais consome petróleo no mundo, e isso afeta diretamente o preço do barril. Menos consumo, mesma oferta, já sabe, né?…

Por aqui, é capaz de continuarem repetindo que a culpa da crise mundial é da Dilma, tão poderosa que derrubou até o crescimento da China. Não se deixe enganar, a crise é global!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s