Deputado que já foi acusado de corrupção quer censurar críticas a políticos na internet

E quando a gente acha que a coisa não tem como piorar, vem o deputado Claudio Cajado (DEM/BA) – atualmente Procurador da Câmara Federal – defender uma mudança no Marco Civil da Internet para que ofensas contra parlamentares sejam retiradas da internet e autores responsabilizados criminalmente. Qualquer semelhança com CENSURA não é mera coincidência.
Desde 2013, quando assumiu o cargo, Cajado flerta com essas práticas proibitórias. Agora, o deputado vai apresentar o projeto ao presidente Eduardo Cunha que, claro, já manifestou apoio à proposta. De acordo com a medida, pessoas que criam páginas fakes de políticos serão identificadas e punidas, o texto também vai responsabilizar criminalmente os provedores, portais e redes sociais que hospedam os sites. Cajado já se aproximou do Google para “amenizar” os efeitos dessa medida digna de censores.
Ninguém é a favor de que mentiras sejam divulgadas dentro ou fora das redes. Mas, conhecendo bem o nosso Congresso, sabemos que esse projeto se tornará arma nas mãos daqueles que são blindados pela mídia tradicional -lembra de quando Aécio tentou processar tuiteiros que falavam contra ele na campanha de 2014? – e não admitem que verdades a seu respeito sejam divulgadas pelos veículos alternativos. Os mais prejudicados? Os brasileiros que não terão acesso à informação democratizada e aqueles que podem ser criminalizados por divulgar a verdade nas redes.
O mais irônico de tudo isso é que o próprio deputado Claudio Cajado foi acusado por supostas fraudes na eleição de 2004 em em Dias D’Ávila, no interior da Bahia, as acusações incluíam crimes de corrupção eleitoral, coação de eleitor, falsidade documental e outros. O processo foi arquivado no STF. Em 2013, teve seu nome envolvido na penhora de contas do DEM de Salvador.

O que será que nossos parlamentares têm a esconder? O Legislativo vai agir livremente criando leis em causa própria? Seguimos de olho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s