Direto do túnel do tempo: editorial da Folha de SP de 64 já estava de olho na Petrobras

editorial folha

Você sabia que a campanha “O Petróleo é nosso”, no final da década de 40, foi uma das lutas mais importantes do Brasil para assegurar que o petróleo fosse riqueza dos brasileiros, e não das grandes multinacionais?

A campanha, que dividiu o país entre os que achavam que a exploração do petróleo deveria ser feita por uma empresa estatal brasileira e os que defendiam a exploração do petróleo por empresas privadas e estrangeiras, marcou a luta em defesa do petróleo no Brasil.

Por trás dos planos entreguistas, interesses obscuros não somente dos defensores do capital estrangeiro, mas também da imprensa que, desde sempre, já demonstrava seus interesses no enfraquecimento da Petrobras. Desde então, estes interesses nunca pararam de operar  – passando por toda a ditadura militar e pela Petrobrax tucana.

No editorial da Folha de São Paulo, de 1964, é possível entender a quem os donos da grande mídia atendem e quais interesses são defendidos. Uma coisa é certa: a mídiazona sempre teve lado, e nunca foi o lado da democracia e da defesa das nossas riquezas. Mas, né, qual é a novidade?

Anúncios

Um comentário sobre “Direto do túnel do tempo: editorial da Folha de SP de 64 já estava de olho na Petrobras

  1. Pingback: Cunha e Picciani começam as movimentações para votar projeto que acaba com sistema de partilha da Petrobrás | Muda Mais Congresso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s