Conheça os interesses dos entreguistas que acabaram com a comissão do pré-sal

entreguistas

Uma coisa a gente tem que admitir, quando o assunto é dar “jeitinho”, nossos parlamentares não perdem pra ninguém. Lembra do PLS do Serra entreguista que tira da Petrobras a função de única exploradora do pré-sal para “dividir” com as empresas estrangeiras? Pois é, foi formada uma comissão especial no senado para discutir a proposta antes que fosse levada a plenário. A reunião da comissão, marcada para a semana passada, foi desmarcada e remarcada em cima da hora em pleno dia da sabatina de Rodrigo Janot na CCJ no Senado, o evento do ano, que durou mais de dez horas. Diante desse cenário, é claro que a reunião remarcada não atingiu o quórum necessário de senadores presentes para discutir a questão. O que fizeram então os entreguistas? Foram chorar para o presidente Renan Calheiros e CANCELARAM tudo, levando a votação diretamente para o plenário.

Se a gente fosse bobo, acreditaria no chororô de Ricardo Ferraço (PMDB/ES), Otto Alencar e companhia. Mas a gente sabe que foi tudo friamente calculado, né? Vamos colocar a comissão em um dia em que todos os senadores estarão ocupados, daí a gente diz que não tem quórum e entrega tudo de uma vez. Bem o que eles queriam. O senador José Serra, autor da proposta e caso antigo da Shell, disse lamentar o fim da comissão. Aham, a gente acredita.

A partir daí, ladeira abaixo. O Senador Otto Alencar (PSD/BA), também entreguista e quem entrou com o pedido pelo fim da comissão, proferiu uma série de pérolas no fim da quarta-feira fatídica (26/08). “Este momento não é momento de discutir ideologia do “petróleo é nosso”. Eu sou totalmente favorável ao monopólio da Petrobras, mas não para ela deixar de explorar e deixar de dar oportunidade para as empresas privadas explorarem”.

Reparem:

1. Não é momento de discutir “o petróleo é nosso”.

2. “Deixar de dar oportunidade para as empresas privadas explorarem”.

Se isso não é discurso entreguista, a gente não sabe o que é. Primeiramente, sr. Alencar, já explicamos aqui que a crise no mercado do petróleo é geral e que, dentre todas as grandes petroleiras, a Petrobras foi a menos atingida. Por mais que os adeptos do “quanto pior, melhor” estejam tentando acabar com o nome da Petrobras, a nossa petroleira segue firme e forte, quebrando recordes de produção e o pré-sal já começa a dar lucro para o Fundo Social a partir do ano que vem.

Além disso, senhores senadores, o modelo de partilha, implementado no governo Lula, é tão bom para a hegemonia brasileira sobre as nossas riquezas, que os próprios executivos da Shell disseram que a política é coisa de profissional frente à atuação amadora das petroleiras gringas. Tá tudo no documento vazado pelo Wikileaks em 2010. O modelo de partilha garante à Petrobras, pelo menos, 30% nos consórcios de exploração e mais poder ao Estado. Isso quer dizer que nós somos os principais detentores dos lucros, exploradores e temos prioridade na hora de formar consórcios de exploração. É claro que as empresas privadas (e os entreguistas) preferem o modelo de concessão, em que produção fica nas mãos dessas mesmas empresas. Foi assim no início do primeiro mandato de Lula e continua assim no segundo mandato de Dilma, um eterno cabo de guerra pra ver quem pega mais. Mas aqui não! O petróleo é nosso. E é bom que nossos senadores estejam cientes disso.
Independentemente dos interesses pessoais de Serra, Ferraço, Aloysio, dos governadores Hartung e Pezão e de tantos outros que engrossam o caldo do entreguismo, o pré-sal é riqueza dos brasileiros. Não vamos entregar nossa produção e nossos lucros de bandeja, cedendo às lamentações da gringa.

Anúncios

Um comentário sobre “Conheça os interesses dos entreguistas que acabaram com a comissão do pré-sal

  1. Pingback: Cunha e Picciani começam as movimentações para votar projeto que acaba com sistema de partilha da Petrobrás | Muda Mais Congresso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s